Volta à Suíça 2012: Rui Costa faz história ao vencer o Tour

Rui Costa fez hoje história ao vencer a Volta à Suíça, sucesso que faz do poveiro o primeiro ciclista português a ganhar uma corrida por etapas da categoria WorldTour, a Liga dos Campeões do ciclismo internacional.

RuiCosta2.jpgO corredor luso vestiu de amarelo na segunda etapa da competição helvética, depois de ganhar essa tirada, tendo resistido na liderança durante uma semana, ao longo da qual teve de enfrentar a forte concorrência dos adversários e três etapas muito duras, um longo contra-relógio e duas chegadas em altitude.

Rui Costa confirmou na Volta à Suíça as boas indicações que já dera nas últimas épocas, numa evolução que começou a dar os primeiros passos ao serviço das selecções nacionais de ciclismo.

Foi um corredor que desde as camadas jovens deu indicações de que poderia ser um dos melhores do mundo. Em sub-23 fez uma época de grande nível com vitórias e segundos lugares, sendo determinante para que Portugal ganhasse a Taça das Nações de Sub-23 em 2008“, recorda o seleccionador nacional, José Poeira.

De então para cá, assumiu-se como corredor capaz de liderar uma equipa de topo em provas de uma semana. Penso que tem condições para evoluir mais, de modo a, no futuro, ter o mesmo nível em competições de três semanas“, avança José Poeira.

O técnico nacional manifesta-se “extremamente feliz” com o feito alcançado por Rui Costa, lembrando que o resultado de hoje mostra o acerto da política federativa de “investir nas selecções mais jovens, proporcionando condições aos corredores de evoluírem junto dos melhores para depois serem recrutados por equipas de primeira linha“.

Vídeos de Jogos -- Vídeos Mais Recentes por modalidade

 

1 Comentário para “Volta à Suíça 2012: Rui Costa faz história ao vencer o Tour”

  1. Manuel Teixeira diz:
    Rui Costa, grande campeão, que o espírito de Joaquim Agostinho esteja contigo, que o teu futuro seja risonho.

    Este País não é só futebol e políticos parvalhões, ainda temos quem nos orgulhe!

Deixe o seu comentário