Jogos Olímpicos 2020: Calendário

O Comité Olímpico Internacional (COI) já divulgou o calendário para a escolha da Cidade vencedora à organização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Apresentação

Jogos Olímpicos_1.jpg As cidades interessadas deverão comunicar ao COI a sua intenção até ao próximo dia 01 de Setembro. Em Outubro, as cidades que ficarem em estado de “pré-candidatas”, serão convocadas para um seminário informativo, que será realizado em Lausana (Suíça).

Processo de Escolha

Começará em 16 de Maio deste ano, data em que o COI iniciará os convites aos comités nacionais.

Responsabilização

O COI pretende responsabilizar os países sobre eventuais casos de doping. Assim, os países cujas cidades se candidatam, deverão enviar em Julho uma carta ao COI onde esteja exarada a sua aceitação das normas da Agência Mundial Anti-Dopagem (WADA) e do Tribunal Arbitral Desportivo (TAS). Entre 15 de Julho e 31 de Agosto deverá, também, ser enviada uma carta ao COI com as datas previstas para a realização do evento.

Confirmação da Responsabilização

Durante o mês de Agosto, o COI informará os países se as garantias e as datas foram aceites, de modo a evitar casos semelhantes ao Doha 2016. Recorde-se que esta candidatura foi recusada, por ter proposto a organização dos Jogos em Outubro.

Garantias

Até ao dia 15 de Fevereiro de 2012, as Candidaturas terão que enviar as repostas a um questionário fornecido pelo COI, bem como apresentar as garantias governamentais, nomeadamente sobre os aspectos económicos inerentes à efectivação dos Jogos.

Triagem

Durante o mês de Maio, a Comissão Executiva do COI procederá a reuniões no sentido de apurar as Candidaturas finalistas. Estas poderão, depois, comparecer aos Jogos de Londres na condição de Observadoras.

Conclusão

Terá início em Janeiro de 2013, durante o qual as Candidaturas terão que remeter ao COI o seu relatório definitivo de candidatura. Seguidamente, entre Março e Abril, a Comissão de Avaliação do COI visitará cada uma das cidades a concurso.

Decisão

A Comissão de Avaliação apresentará em Lausana o seu relatório durante o mês de Junho. Esta apresentação far-se-á durante um encontro informativo entre os membros do Comité Olímpico e as Cidades finalistas.

Finalmente, em 07 de Setembro de 2013, será revelada a Candidatura vencedora, durante uma gala a realizar em Buenos Aires (Argentina).

Que vença a melhor!

Deixe o seu comentário